Como lidar com uma trapaça GM a favor dos jogadores?

23

Eu tenho um amigo e atualmente estou jogando sob um GM que trapaceia em favor dos jogadores: usa táticas de inimigos ruins, não usa as habilidades dos inimigos corretamente, geralmente impede que os inimigos acabem com os personagens dos jogadores e quando eles efetivamente dão eles ressurreições livres. Meu amigo acredita que isso é uma trapaça. Ele disse por frustração: "Se eu sei que não há chance real de fracasso, por que jogar?" Ele ainda não disse isso ao GM.

(De suas descrições o GM não é ruim nessas coisas, parece que ele tem um bom conhecimento do jogo, mas apenas acredita que sempre ter os jogadores no topo de alguma forma contribui para um jogo melhor. .)

Ele não quer deixar o grupo, como ele gosta de jogar sempre que ele tem a chance. Ele quer que isso mude, mas ele é muito não-confrontacional. Ele pediu gentilmente que o teste do GM ao público, com o qual o GM relutantemente concordou em fazer, mas não ajudou, já que há mais maneiras de "fudiguar" as coisas além das jogadas de dados.

Ele conversou com algumas pessoas fora de seu grupo que ele confia para conversar sobre essas coisas, e eles disseram a ele: "talvez você devesse jogar um jogo de tabuleiro", o que não ajuda. Ele ama a D & D, mas acredita que regras e consequências devem ser aplicadas.

Ele ama trama, exploração e interpretação de papéis. Falando de role-playing. Ele acredita que não jogar monstros e NPCs de acordo com suas personalidades, estatísticas e desejos é extremamente ruim.

A opinião dele é que, se você estiver jogando D & D / Pathfinder, existem regras por um motivo. Se você falhar nesse teste para saltar através de um abismo, ou se você falhar em um cheque para blefar um rei cruel para enganá-lo seriamente, é preciso haver repercussões reais para suas ações. Se não, você também pode estar jogando "tempo de história" com o que eu quiser e nem tocar nos dados. Portanto, não há necessidade de reproduzir o D & D / pathfinder.

Os outros jogadores estão felizes por estarem juntos e não parecem se importar.

Que conselho você daria para como ele pode abordar o Mestre sobre essas questões, sendo ao mesmo tempo não conflituoso?

Meu amigo é muito tímido para perguntar aqui. Eu não estou, então eu estou olhando para ajudar, pedindo isso por ele. Ele sendo tímido pode ser relevante para a questão também.

    
por Caldrun 20.08.2018 / 22:52

7 respostas

Eles não estão jogando o mesmo jogo.

O problema todo aqui é que seu amigo e seu mestre chegam ao jogo com expectativas quase opostas. Seu amigo quer um jogo implacável, e se eu puder adivinhar um pouco, eu suspeito que ele provavelmente quer que ele seja bastante centrado em combate.

O GM está executando um jogo misericordioso, que se eu puder adivinhar é provavelmente centrado em enredo.

Estes são ambos bons estilos de jogo, mas eles não combinam muito bem. Enquanto eu não levo isso aos extremos que você está descrevendo, quando eu sou GM, é muito mais próximo do último. Eu digo aos meus jogadores de antemão que seus personagens absolutamente não vão morrer sem a sua decisão expressa. Eu nunca falsifico jogadas de dados, mas faço muita coisa para mitigar os resultados das jogadas, deixo o inimigo usar táticas que eu sei que são sub-ótimas, se necessário (faz sentido quando o inimigo é supostamente não inteligente ...), e tenha Deus Ex intervir quando necessário para evitar a morte de um personagem.

Existem outros mestres que desempenham um estilo mais tático e mais mortal. Eu gosto de jogar nesses jogos, às vezes, mas não vou rodar jogos assim.

Você é amigo e tem algumas opções:

Peça ao GM para jogar um jogo mais cruel.

Parece que seu amigo já tentou isso e não funcionou. No entanto, parece que ele não foi explícito sobre isso.

Sugiro não dizer que o GM está "trapaceando" ou "jogando errado". Como mencionado acima, isso não é errado ou trapaça. No entanto, também não é o que seu amigo quer. Ele deve tentar abordar a partir desse ângulo que ele gostaria de ver um tipo diferente de jogo.

Ele deve dizer ao grupo como um todo que ele prefere um estilo de jogo mais implacável, com mais riscos. Ele deve explicar que os riscos tornam o jogo mais interessante para ele e dá mais substância a ele. Novamente, ele não deveria dizer que o que eles estão fazendo é errado, mas que ele gostaria de tentar outra coisa.

Quando é colocado explicitamente, mas sem confronto, ele pode obter resultados reais, pelo menos o tempo suficiente para o grupo como um todo fazer um teste.

Seu amigo pode perceber que não é esse tipo de jogo e se adaptar.

Você disse que seu amigo não quer sair desse jogo. Presumivelmente, ele está se divertindo, se não tão divertido quanto ele quer. Ele pode ser capaz de simplesmente aceitar que ele não terá exatamente o tipo de jogo que ele quer nessa mesa e então focar nas partes que são divertidas para ele.

(Com agradecimentos a @NeilSlater) - Uma coisa que pode ajudar é pedir ao GM para explicitar seu estilo de jogo. Existem muitos estilos de jogo válidos, mas ajuda quando o GM e os jogadores estão todos ao menos conscientes e, de preferência, em sincronia com o estilo de jogo geral que está sendo usado. Ter isso explícito ajudará todos a se adaptarem ao jogo em conjunto.

Jogue outros jogos além deste aqui.

Existem outras tabelas para D & D que são mais implacáveis e táticas. Eles podem até ser a maioria. Ele pode procurar um desses além deste. Eu enfatizo além disso apenas porque o OP explicitamente diz que ele não quer deixar este jogo. Mas ele pode obter sua correção para jogos táticos em outros lugares e depois voltar para o que ele achar divertido sobre este jogo.

Além disso, os verdadeiros jogos de tabuleiro podem apelar para ele. Jogos como xadrez, go e até Magic: The Gathering enfatizam táticas sem necessidade de uma história e desencorajam strongmente qualquer forma de falsificação. Ele pode jogar aqueles, além do jogo em questão.

    
20.08.2018 / 23:13

Lembre-se que RPG significa Role Playing Game. Algumas pessoas estão mais interessadas em interpretar papéis e outras estão mais interessadas no jogo (e muitas, muitas subdivisões das duas). Nenhum estilo é mais "certo" do que o outro. Eles são apenas diferentes.

Eu acho que a primeira coisa que ele deve fazer é descobrir se os outros jogadores estão felizes com a situação atual ou não.

Dos comentários sobre a sugestão de jogos de tabuleiro, parece que, pelo menos, alguns dos outros jogadores estão felizes como as coisas estão agora.

Se os outros jogadores estão, de fato, felizes, não parece razoável esperar que todos no grupo se sintam infelizes jogando em um estilo que seu amigo ficaria feliz em jogar.

Se os outros jogadores estiverem felizes no momento, seu amigo pode optar por aprender a gostar dos aspectos de interpretação ou procurar outro grupo.

Outra opção é oferecer ao Mestre para mostrar aos outros o que ele gosta. Pode ser que os outros jogadores não tenham tido a oportunidade de experimentar o estilo que seu amigo gosta.

    
20.08.2018 / 23:19

Isso provavelmente será significativamente semelhante a outras respostas, mas tenho alguns pontos específicos que não vi e gostaria de abordar.

(Nota: Eu vou dizer "você" nesta resposta para significar "uma pessoa que tem esse problema". Eu acho que faria a resposta pior se eu tivesse que dizer "seu amigo" toda vez).

Não tente lutar contra isso no jogo

Este é um problema de Jogador / DM, não um problema de PC / NPC. Às vezes a linha não é óbvia, mas neste caso é. Tentar reagir a esse problema interpretando seu personagem de maneira diferente é improvável de resolvê-lo e é relativamente provável que cause problemas para outros membros do grupo.

Evite a palavra "batota"

"Cheating" é uma acusação séria, e eu não chamaria o comportamento do Mestre de trapacear, mesmo que seria potencialmente se um jogador tivesse feito isso. Não vale a pena aquecer a discussão com palavras tão carregadas. Basta dizer que você acha que o jogo é muito fácil, ou é bom dizer especificamente que você acha que o Mestre está "falsificando" os resultados demais, mas não diga "trapaça".

Não fique atrás das costas dos outros jogadores

Eu assumo que você não é o único jogador no jogo, o que significa que os outros jogadores merecem a mesma contribuição em qualquer decisão que seja tomada. Quando você fala com o Mestre, muitos dos outros jogadores devem estar lá para oferecer opiniões. Pode até ser uma boa ideia discutir com os outros jogadores antes do tempo para ver se algum deles se sente da mesma forma, e então eles podem estar preparados para apoiar o seu pedido, ou eles podem pensar em um bom compromisso.

Aceite que sair pode ser a melhor opção

Se o Mestre não quer ou não pode se ajustar, ou os outros jogadores não estão na mesma página sobre dificuldade e consequências, então pode ser que não haja maneira de o jogo acomodar todos de uma vez só. Tudo bem, os RPGs podem ser jogados de várias maneiras, e o resto do grupo não tem mais chances de gostar de ser forçado a jogar do seu jeito do que de aproveitar a maneira atual. Se não há como todos desfrutarem do mesmo jogo, então você não deveria estar jogando o mesmo jogo.

Versão curta

Esta não é uma questão de "alguém está errado", é uma questão de "não estou gostando disso". Envolva a todos e veja se há uma mudança que fará todos felizes, e se não houver, não é culpa de ninguém. Tudo o que você precisa para iniciar a discussão é "Eu sinto que nesta campanha as chances de fracasso e / ou as conseqüências para o fracasso foram muito baixas. Está tudo bem se começarmos a ser um pouco mais rígidas sobre isso?"

    
21.08.2018 / 16:31

"Os outros jogadores estão felizes em se unirem e não parecem se importar."

Existe a sua resposta aí mesmo.

Os desejos da sua amiga são compreensíveis, mas qual é o benefício real para atender ao desejo dele sobre qualquer outra pessoa (incluindo o GM)? Será que aumentará drasticamente o prazer de todos? Eu diria "não".

Caso contrário, ele poderia sugerir uma campanha diferente de regras rígidas ou encontrar outro grupo para jogar. Isso pode parecer difícil, mas se ele não puder se divertir neste jogo, então é assim que precisa ser.

    
22.08.2018 / 10:15

Batota é uma expressão muito strong para este tipo de regras (D & D / Pathfinder).

  1. Verifique se todos os jogadores ficarão felizes em "mudar o jogo".

    Se mais morrer tornar outro jogador infeliz, suas ações não teriam sentido. Certifique-se de que todos estão bem com o fato de que suas preciosas criações podem morrer (mesmo porque não têm sorte naquele dia).

  2. Fale sobre isso diretamente com o seu GM.

    Você (ou seu amigo) não pediu se o GM fosse mais implacável 1 . Apenas solicitado rolar ao ar livre e o GM (com relutância) concordou. Talvez ele estivesse bem com a mudança de jogo, mas você não pediu e, para ser honesto, eu concordaria mais com isso do que em mostrar meus testes.

No final do dia, cabe a você e ao seu grupo, mas se houver nenhuma necessidade de ter, por exemplo, algum curador em seu grupo (porque se algo acontecer e você acidentalmente morrer, você é ressuscitado de graça), você simplesmente joga fora parte importante de várias classes e as torna não tão úteis quanto deveriam ser - quase inúteis na verdade (e eu gosto da minha cleric! ;-)).

1 Por cruel eu não quis dizer sem lógica, mas apenas ações com conseqüências e monstros / NPCs usando suas habilidades e conhecimentos.

    
21.08.2018 / 16:38

Não faça nada

Isso é tão sem confronto quanto parece, e ainda assim é o que eu recomendaria. Pare de ficar obcecado com isso. Jogue a aventura / campanha da maneira que o GM pretende.

Tente aproveitar. Aceite que este é o caminho que vai seguir e siga em frente.

Quando acabar, você pode conversar sobre as coisas. Mas não se torne menos divertido reclamando o tempo todo. Você já mencionou suas preocupações e foi ignorado. Você pode falar de novo assim que a aventura / campanha terminar. Talvez faça uma sessão de revisão onde todos digam o que ele gostou ou não gostou da aventura (isso deve ser óbvio, mas você definitivamente deve ter coisas mais positivas para dizer do que negativas. ESPECIALMENTE se você quer que as pessoas ouçam as negativas. tenha medo de elogiar o GM em coisas que você realmente gostou).

E se eles não se importarem e você não se divertir o suficiente ... talvez seja hora de sair e encontrar um novo grupo.

Claro, não fazer nada é realmente chato, então aqui está algo que pode melhorar a situação e ser muito mais divertido do que não fazer nada:

Se o GM não fizer com que suas ações tenham conseqüências, faça com que as ações do HIS tenham algumas.

Se eu me machuquei muito e de repente os monstros começaram a atacar os outros jogadores, isso também me aborreceria. Mas então você sempre pode fazer seu personagem perceber isso. Porque é ilógico.

Então talvez ele de repente se considere escolhido pelos deuses e entre em perigo sem pensar duas vezes (talvez até sem armas).

Ou ele fica completamente ofendido, joga sua arma no chão, senta-se e faz beicinho.

Talvez ele comece a pensar que os monstros têm alguma agenda oculta, apenas tentando machucar e não matar você e ele fica completamente obcecado com essa ideia e cada vez mais paranoica.

Ou talvez haja alguém manipulando-os. Pode haver realmente uma mente tão poderosa? E quais são os objetivos dele?

Talvez as pessoas estejam mentindo quando dizem que todo mundo é o personagem principal de sua própria história e que todas as pessoas precisam morrer. Talvez seu personagem seja o personagem principal e nunca morrerá. Então, talvez seja hora de fazer um dragão ou demônio em seu animal de estimação.

Ou se você estiver em uma missão furtiva e perceber que, mesmo que você tenha falhado alguns testes, o GM não vai deixar você ser pego, apenas deixe seu personagem rir em voz alta para aliviar (imediatamente cobrindo a boca depois, em estado de choque) ou - se estiver em caráter - ficar entediado apenas saia das sombras e diga "Olá! Você deve ser o povo do qual estou tentando roubar. Meu nome é Bigboggle Bogglebig. Prazer em conhecê-lo. "

Ou se você está tentando convencer algum NPC a fazer alguma coisa e você falha em suas jogadas e o GM ainda permite convencê-lo a ser direto e direto diga algo como "Uau convencer você realmente não faz esforço nenhum. Você não tem força de vontade? E se eu te pedisse para pular de uma ponte?"

Coisas assim.

Enquanto isso tem o bom efeito de fazer o GM ver que não dar consequências às suas ações tem consequências, também é muito na linha com o papel de personagens. Porque ele tentaria entender as coisas sempre seguindo seu caminho. Ele se tornaria cada vez mais descuidado. As coisas sempre correm do seu jeito, então por que tentar com afinco? Por que não ir lutar contra um dragão com uma vara? Provavelmente vai escorregar e rachar sua cabeça em uma pedra de qualquer maneira.

Apenas certifique-se de fazer isso com uma atitude positiva. Não é você punindo o Mestre, é você interpretando seu personagem dentro da narrativa que o Mestre cria com o melhor de suas habilidades. E é muito importante que você faça isso de uma maneira divertida. Não apenas para você, mas para todos, porque é disso que se trata.

    
21.08.2018 / 11:56

Eu tentaria explicar para ele que você entende que ele está tentando tornar o jogo divertido, mas na verdade, ele está fazendo com que você perca a melhor parte dos RPGs. Ou seja, o:

HISTÓRIA DE MORTE / FALHA ÉPICA

Pergunte a qualquer Klingon, eles lhe dirão. Não há nada mais glorioso e honrado do que morrer em batalha. Sério, porém, eu não jogo muito mais, mas quando nos lembramos dos jogos que costumávamos jogar, as falhas e mortes surgem e são muito mais divertidas de se contar do que as vitórias.

Claro, a vez em que rolei um 20 com minha espada vorpal e decapitei o troll foi ótimo. Mas o tempo em que meu soldado cibernético foi jogado em uma bolsa por um dragão e, em vez de usar sua força de 18/00 para rasgar a bolsa, ele decidiu destruí-lo e atirou na cara do Kiwi, agora foi incrível.

    
21.08.2018 / 20:26