O terceiro ataque de um personagem é considerado um ataque secundário?

1

Eu estou jogando um totem de demônio bárbaro, então ele recebe um ataque gore. Ele também recebe um terceiro ataque no nível 11. Se ele usa esse ataque de sangue como seu terceiro ataque, ele ainda faz esse ataque em seu bônus de ataque base −5?

    
por Grongnak 05.09.2016 / 18:26

2 respostas

3

As Regras para Monstros Universais sobre Ataques Naturais dizem:

Creatures with natural attacks and attacks made with weapons can use both as part of a full attack action (although often a creature must forgo one natural attack for each weapon clutched in that limb, be it a claw, tentacle, or slam). Such creatures attack with their weapons normally but treat all of their available natural attacks as secondary attacks during that attack, regardless of the attack’s original type.

Agora, ele diz que são ataques secundários , o que significa:

Secondary attacks are made using the creature’s base attack bonus –5 and add only 1/2 the creature’s Strength bonus on damage rolls. If a creature has only one natural attack, it is always made using the creature’s full base attack bonus and adds 1-1/2 times the creature’s Strength bonus on damage rolls.

Se você fizer uma ação de ataque regular (ação padrão ou ataque de oportunidade), você pode escolher atacar com sua arma natural no BAB completo sem penalidades.

Mas se você escolher usar a ação de ataque total (round completo), seus ataques de arma usarão seu BAB completo, além de ataques extras de BAB alto (também conhecidos como ataques iterativos ), então seu ataque secundário no BAB -5.

Isso significa que ele não pode usar seus ataques extras do BAB alto para seus ataques naturais.

Os ataques de +11 e +6 BAB devem ser de seus ataques com armas, ou ataques naturais primários, nunca ataques secundários, se acontecer de você obter 3 ou mais ataques naturais.

O Multiataque é um feito monstruoso, mas reduz a penalidade de -5 para -2 para todos os ataques secundários.

A Marilith é um bom exemplo de um statblock que usa ataques de armas iterativas com ataques naturais à mesma ação de ataque total.

Melee +1 longsword +24/+19/+14/+9 (2d6+8/17–20), 5 +1 longswords +24 (2d6+4/17–20), tail slap +17 (2d6+3 plus grab) or 6 slams +22 (1d8+7), tail slap +17 (2d6+3 plus grab)

Primeiro, lembre-se de que ela não leva o -5 para ataques secundários como uma habilidade, e ela tem 6 braços e uma arma de cauda. Agora, vamos ver suas opções de ataque:

  • ataque único com espada longa ou tailslap no BAB completo;

Ou

  • Quatro ataques iterativos com uma espada longa;
  • Cinco ataques com espadas longas empunhadas pelos cinco braços restantes;
  • Um único ataque com a cauda dela.

Ou

  • Seis ataques de pancada (sem armas);
  • Um único ataque com a cauda dela.

Então, vamos aplicar isso ao seu bárbaro . Ele tem +11 BAB e um ataque secundário sangrento, então, sua ação de ataque completo ficaria assim:

  1. +11 ataque de arma
  2. +6 ataque de arma
  3. +1 ataque de arma
  4. +6 Ataque Gore

Ou

  1. +6 Ataque Gore
  2. +11 ataque de arma
  3. +6 ataque de arma
  4. +1 ataque de arma

Por que seu Gore é seu primeiro ou último ataque, em vez de segundo? Porque as regras para ataque total dizem:

If you get multiple attacks because your base attack bonus is high enough, you must make the attacks in order from highest bonus to lowest.

Assim, todos os ataques iterativos devem ser feitos na ordem do BAB mais alto para o menor ataque BAB, enquanto tudo o mais você pode selecionar a ordem desejada. Alguns GM's permitem que você os aplique na ordem do maior para o menor (+ 11 / + 6 / + 6 / + 1), independentemente de seu tipo, mas isso é simplesmente para manter a matemática mais fácil.

Esta resposta sobre ataques naturais pode lhe dar uma visão extra sobre a mecânica das armas naturais.

    
05.09.2016 / 19:41
1

A pergunta não pode ser respondida porque você não pode usar ataques naturais com sua cadeia de ataque do BAB.

Você simplesmente não pode usar seu ataque natural com o seu BAB primeiro, segundo, terceiro ou qualquer ataque.

A decisão mais clara é a entrada de ataque natural do capítulo Combate :

Natural Attacks: [...] You do not receive additional natural attacks for a high base attack bonus. Instead, you receive additional attack rolls for multiple limb and body parts capable of making the attack [...]

Se você tiver acesso a um terceiro ataque BAB, o que você pode fazer é realizar três ataques com uma arma fabricada e, em seguida, realizar ataques extras com seus ataques naturais (nesse caso, o ataque de gore). Esses ataques naturais usados em combinação com ataques de armas são sempre considerados ataques secundários (que é o motivo das notas secundárias e -5 no totem da fera poder da raiva).

Para obter uma explicação mais detalhada sobre como os ataques naturais funcionam, consulte " Como vários ataques naturais funcionam? ".

    
09.09.2016 / 19:43