They gain cover against attacks from outside the aqueous orb but are considered entangled by its churning currents, takes 2d6 points of nonlethal damage at the beginning of their turn each round they remain trapped. Creatures within the orb may attempt a new Reflex save each round to escape into a random square adjacent to the aqueous orb. The orb may hold one Large creature, 4 Medium, or 16 Small or smaller creatures within it.
Como os orbes aquosos indicam aqui, o alvo ganhará uma cobertura que é +4 a ac. E o entrelaçamento é de -4 a dex. Também desta seção:
When determining the tentacles' CMB, the tentacles use your caster level as their base attack bonus and receive a +4 bonus due to their Strength and a +1 size bonus. Roll only once for the entire spell effect each round and apply the result to all creatures in the area of effect.
Podemos concluir que os tentáculos são do tipo grande criatura (+1 para str e +4 para cmb). Portanto, o conjurador terá que escolher qual criatura ficará submersa se a esfera rolar rolar sobre o tentáculo para tentar atacar a criatura que já está dentro. Isso, por sua vez, tornará inútil um ataque, pois perderá seu status de enredamento (se falhar o reflexo salve) mude para o seu tentáculo e ainda tenha seu ac normal.
No entanto, um ataque à distância talvez seja a melhor aposta se ele ficar preso dentro do status de emaranhamento continuará.
Com isso dito, se uma regra de casa permitir que dois feitiços lançados pelo conjurador sejam combinados, se ambos os feitiços estiverem em jogo ativo; (previamente lançado em diferentes rodadas devido ao período de tempo ou rodada). Então tenha certeza de que seu tentáculo deve ser capaz de alcançar e atacar. No entanto, para equilibrar a criatura deve ser removido adjacente a esfera aquosa e emaranhado por tentáculo. (Ou se você quiser, o tentáculo preto vai para dentro e tira o alvo). Mais uma vez, isso teria que ser uma boa discrição.
Every creature within the area of the spell is the target of a combat maneuver check made to grapple each round at the beginning of your turn, including the round that black tentacles is cast.
It is not a reach attack.
No entanto, eu disse como uma regra da casa. Se você pode combinar dois feitiços ativos e ter um oráculo aquático próximo a um tentáculo, ele pode alcançar e atacar o alvo. No entanto, ele removeria o alvo do orbe para equilibrar a mecânica de um -4 dex e outro de -4 para dex mais o -2 para jogadas de ataque de ambas as condições, não parece justo.