Darth Vader era REALMENTE um Sith?

147

Two there should be; no more, no less. One to embody power, the other to crave it. ― Darth Bane

Darth Vader REALMENTE queria poder? Depois de pensar um pouco nos filmes, percebi que Darth Vader realmente não agia explicitamente de forma a obter poder para si mesmo. Quanto mais eu penso sobre isso, parece que ele foi preso em uma situação em que ele percebeu que estava do lado errado, mas não viu uma saída.

Parece que ele continua fazendo coisas ruins não por um desejo de poder, mas por algum desejo adolescente de agradar uma figura de autoridade / figura parental que é perpetuada durante toda a sua vida adulta. Ele expressa arrependimentos a Luke sobre o modo como as coisas são.

Acho que o ponto mais importante que tenho que fazer é que quando Vader está lutando com Luke no Death Star II ele usa seu sabre de luz para impedir Luke de matar o Imperador. Um REAL Sith não teria matado o Imperador e usado a confusão que se seguiu para capturar Luke, para fazer uma lavagem cerebral em seu aprendiz?

    
por erdiede 09.12.2011 / 17:37

14 respostas

Eu diria sim, ele era um Sith - só que não muito bom. Eu acho que você está certo sobre ficar preso em uma situação ruim, e - como eu escrevi sobre Vader em outro lugar no SE, eu acho que geralmente é como o mal funciona, exigindo que você troque sua alma porque você não está disposto a pagar o preço para mantê-lo.

Acho que algumas coisas estão em jogo com a cena no ROJ. Em primeiro lugar, a regra de dois não foi estabelecida até depois do filme. Mas no universo, acho que há algumas coisas acontecendo também. Neste ponto, Vader está muito mais focado na dinâmica pai-filho do que no relacionamento entre mestre e aprendiz ... é possível que tenha sido Luke e não o Imperador que Vader estava protegendo.

Além disso, se Vader estava realmente pensando em trazer Luke como seu aprendiz, ele pode ter sabido que derrubar o Imperador de uma só vez não tornaria Luke para o lado negro ... ele precisava que Luke desenvolvesse sua raiva de uma forma que o duelo traria.

No geral, se você se mantiver estritamente em fontes canônicas, acho que, dadas as ações de Anakin em ROTS, justificar sua maldade, na medida em que isso é uma medida de ser um Sith. Mas eu acho que você está certo em que ele não tem esse grande desejo pelo poder.

    
09.12.2011 / 17:54

O Imperador como argumento da figura paterna, mas acho que você pode esquecer essa conversa do Episódio V:

Darth Vader: There is no escape! Don't make me destroy you. Luke, you do not yet realize your importance. You've only begun to discover your power. Join me, and I will complete your training. With our combined strength, we can end this destructive conflict, and bring order to the galaxy.
Luke Skywalker: I'll never join you!
...
Darth Vader: Luke, you can destroy the Emperor. He has foreseen this. It is your destiny. Join me, and together, we can rule the galaxy as father and son.

Vader quer governar com seu filho. O Imperador também vê isso e quer que Luke mate Vader (mate a competição e substitua-a por um seguidor leal, deixe o ciclo recomeçar).

Outras fontes (jogos, romances) mencionam que Vader tinha aprendizes também, o que significa que ele estava procurando o seu próprio # 2 para o tempo em que ele se tornaria o melhor cão.

    
10.12.2011 / 03:29

Eu acho que ele era realmente um Sith, mas o Imperador sempre foi um passo à frente dele.

Desde o começo, Anakin mostrou seu desejo de tomar o lugar do Imperador. Do Roteiro de Star Wars Episódio 3 Revenge of the Sith :

PADME: Come away with me. Help me raise our child. Leave everything else behind while we still can.

ANAKIN: Don't you see, we don't have to run away anymore. I have brought peace to the Republic. I am more powerful than the Chancellor. I can overthrow him, and together you and I can rule the galaxy. Make things the way we want them to be.

Mas ele foi impedido de fazer isso de alguma forma. Vimos que a armadura de Vader foi construída para que o Imperador mantém o controle sobre ele . Nós também vimos que o Imperador pode ter explodido se ele fosse morto . Ele provavelmente o avisou da consequência de um ataque físico direto e pode ter desenvolvido essa técnica como uma arma de dissuasão.

Quando Vader impediu Luke de matar o Imperador, ele pode ter salvo seu traseiro. A aparente passividade do Imperador era porque ele sabia que Vader não tinha outra escolha a não ser protegê-lo. Eles estavam muito perto do Imperador quando Luke fez sua tentativa e nós poderíamos adivinhar que Vader seria mortalmente afetado, já que sua fraqueza para forçar raios também se aplicaria a tais explosões . De qualquer forma, a localização deles, no topo de uma torre em uma estação de batalha sem atmosfera, reduz qualquer esperança de sobrevivência. Isso também explica por que ele o levou para o buraco em vez de puxar o sabre de luz de Luke e cortá-lo com a mão esquerda.

    
14.12.2011 / 18:09

Existem muitas citações de Revenge of the Sith que provam que Vader ansiava por poder. Depois de se virar para o lado negro, Vader disse:

Love won't save you, Padme. Only my new powers can do that...I've become more powerful than any Jedi has ever dreamed of and I've done it for you...I have brought peace to the Republic. I am more powerful than the Chancellor. I can overthrow him, and together you and I can rule the galaxy.

Na verdade, o motivo pelo qual Anakin se voltou para o lado sombrio, em primeiro lugar, foi que ele ansiava pelo poder de enganar a morte para que ele não perdesse Padme.

Mesmo como um recém-cunhado Sith Lord, ele estava planejando derrubar Palpatine. Ele foi impedido de derrubar Palpatine em grande parte porque seu corpo foi seriamente danificado por sua derrota em Mustafar - a perda de membros de Vader enfraqueceu seu poder com a Força. De acordo com uma resposta a uma pergunta sobre a habilidade Force ao perder membros , Lucas explicou em Empire of Dreams que:

However, after all of his limbs were severed, and he was extremely burned on Mustafar, he lost much of his Force potential. As Darth Vader, Skywalker was believed to have had roughly 80% of the strength of the Emperor. Had he sustained none of his injuries on Mustafar, he would have been twice as powerful.

Se ele não tivesse sido derrotado em Mustafar, ele teria sido poderoso o suficiente para derrubar o próprio Palpatine e reivindicar poder absoluto. Incapaz de derrubar Palpatine sozinho, ele serviu Palpatine em grande parte por medo de seu mestre e sua percepção de que ele estava além da redenção . Nesse meio tempo, ele precisava tentar recrutar outro poderoso usuário da Força para ajudá-lo a derrotar Palpatine. Assim, Vader tentou recrutar Luke em O Império Contra-Ataca :

Luke, you can destroy the Emperor. He has foreseen this. It is your destiny! Join me, and together, we can rule the galaxy as father and son! Come with me. It is the only way.

Vader não tentou matar Palpatine porque ele sabia que perderia e morreria, não porque ele não ansiava pelo poder de Palpatine.

    
13.08.2015 / 06:33

Claro que ele é

A natureza da relação entre o Mestre Sith e o Aprendiz Sith recebe tratamento mais explícito no romance canônico Lords of the Sith . De acordo com os ensinamentos de Palpatine, o Mestre só deve ser derrubado quando não for mais strong; isso é algo que, a partir dos eventos deste livro (que acontecem 14 anos antes de Uma Nova Esperança ), nunca foi um problema:

Soon after destroying the Jedi, the Emperor had told Vader that he would one day be tempted to kill him. He'd said that the relationship between Sith apprentice and Master was symbiotic but in a delicate balance. An apprentice owed his Master loyalty. A Master owed his apprentice knowledge and must show only strength. But the obligations were reciprocal and contingent. Should either fail in his obligation, it was the duty of the other to destroy him. The Force required it.

Since before the Clone Wars, Vader's Master had never shown anything but strength, and so Vader intended to show nothing but loyalty.

Lords of the Sith Chapter 2

Vale a pena ressaltar que, pelo menos uma vez, Vader não acreditava que ele iria querer matar Sidious:

Perhaps Vader would attempt to kill his Master one day. Sith apprentices ordinarily did. They must, if they were trained well. An apprentice was unquestioningly loyal until the moment he wasn't. Both Master and apprentice knew this.

"But our relationship is different, Master," Vader had said then.

Lords of the Sith Chapter 2

No entanto, eventos posteriores no romance deixam claro que ele sente a tentação:

"The weak are found out and killed by the strong."

"As it must be," Vader said.

"As it must be, indeed," his Master echoed.

"But sometimes the strong mistake their strength," Vader dared to add. "And so demonstrate weakness."

"Do they?" his Master commented, and Vader said nothing more.

Lords of the Sith Chapter 13

A thought flashed through Vader's mind, a stray thought, just for a moment: his Master dead, Vader ruling the Empire, the galaxy, unconstrained by the leash of an old man...

[...]

"Lord Vader," his Master responded, and chuckled. "Enjoyable, no? Did you consider allowing me to die to realize your own ambitions?"

Vader didn’t even attempt to lie. "I did, but only for a moment."

Lords of the Sith Chapter 16

Então, sim, apesar de sua lealdade ao Imperador, Vader está definitivamente pensando como um Sith adequado deveria; ele é leal apenas enquanto seu Mestre for strong - pelo menos até rejeitar o Lado Negro, quando se tornar desleal novamente.

    
21.12.2016 / 20:21

Passando pela regra dos dois, Vader só pode se tornar um mestre Sith se ele atacar o próprio imperador. Essa poderia ter sido sua motivação para proteger o imperador. Caso contrário, a Regra de Dois entraria em colapso, uma vez que cada aprendiz abandonaria seu mestre na primeira chance que eles obtivessem, e não haveria cooperação.

OTOH, se um aprendiz só pode se levantar para se tornar um mestre Sith matando seu mestre ele mesmo (e por ele mesmo), então isto assegura que o aprendiz Sith não ligue seu mestre durante uma missão e deixe seu mestre morrer em para tomar o seu lugar. Isso também preserva o propósito da Regra de Dois - tornar cada geração de mestre Sith mais strong que a anterior.

Alternativamente, Luke provavelmente não era strong o suficiente para derrubar o Imperador assim, e Vader provavelmente sabia disso. (O Imperador não fez nenhuma tentativa aparente de se defender, mesmo que ele estivesse atraindo Luke para derrubá-lo o tempo todo e deve ter antecipado a greve. Isso sugeriria que o Imperador não sentia nenhuma ameaça real das habilidades do sabre de luz de Luke.) Proteger Luke e demonstrar sua lealdade ao Imperador.

    
10.12.2011 / 06:45

Pode ser mais preciso descrever Darth Vader como um Jedi Negro, já que ele era um jedi primeiro, e não começou como um Sith. No entanto, ele foi levado como um aprendiz por Palpatine / Sidious, e recebeu o título de "Darth", então sim, ele é um Lorde Sith.

    
24.12.2012 / 20:48
Anakin é apresentado como poder e status desejados. Foi bastante ofuscado por todo o melodrama sobre Padme, mas nós o vemos choramingar na Ep III sobre o quanto ele quer ser dado o posto de Mestre Jedi e um assento no Conselho. Na Ep II, ele diz a Padme que "alguém sábio" deveria governar a galáxia como um ditador. Finalmente, como mencionado na resposta de DavRob60, há seu discurso para Padme no Ep III sobre como ele pode derrubar Palpatine e os dois podem governar a galáxia.

IMO, Episódio III teria sido muito melhor se essa motivação fosse jogada. Como Ep III abre, Anakin é um herói das Guerras Clônicas; mas uma vez que a paz chegue, ele será apenas um Cavaleiro Jedi comum.

Na melhor das hipóteses, Anakin subirá lentamente nas fileiras dos Jedi. Levará décadas para ele alcançar uma posição realmente sênior, e Yoda continuará a superá-lo no futuro previsível. Mas é questionável se ele será promovido ao Conselho Jedi. Os Mestres Jedi desconfiam dele, porque ele não é um jogador de equipe e muito apaixonado e ambicioso.

Mais importante ainda, há o seu casamento secreto com Padme. Talvez os Jedi tenham fechado os olhos porque eles precisam de Anakin para a guerra, mas eles vão puni-lo quando a guerra terminar.

Então, Anakin está olhando para um futuro como apenas mais um Jedi, e quer escondendo seu casamento pelo resto de sua vida ou sendo desonrado se for descoberto. Palpatine oferece-lhe uma saída, na qual ele pode ter o poder e a glória que deseja, e ele e Padme podem viver abertamente como um casal. Francamente isso teria sido muito mais interessante do que todo o absurdo sobre as visões da morte de Padme, mas não é o que conseguimos.

Quanto à cena em ROTJ, eu concordo que Vader está protegendo Luke tanto quanto o Imperador. Mas eu acrescentaria que Vader foi treinado para obedecer ao Imperador nos últimos vinte anos, e é um hábito difícil de quebrar. Como ele diz a Luke sobre Endor (aproximadamente): "É tarde demais para mim. Eu preciso obedecer ao meu mestre. Se você soubesse o poder do lado negro".

Estou especulando aqui, mas pode ser que o Imperador possa usar o Lado Negro para condicionar Vader a permanecer leal. Após os eventos do TESB, ele poderia ter suspeitado que Vader estava planejando traí-lo, e intensificou seu uso desses poderes. Para Vader quebrar seu condicionamento e desafiar o Imperador em seu rosto foi extremamente difícil.

    
23.01.2014 / 13:33

Darth Vader era um Lorde Sith, de acordo com a história em quadrinhos original de Star Wars lançada em 1977. Eu me lembro porque eu tinha essa história em quadrinhos depois que o filme saiu.
Você pode ver uma prévia das primeiras páginas aqui: link clique em "ler amostra" abaixo da foto da capa.

Aqui está um recorte da página que estou referenciando:

    
13.08.2015 / 19:27

Eu sinto que sim, ele estava cheio de sith Lord. Foi estabelecido na UE que Vader KNEW ele foi usado, mas era tarde demais para fazer qualquer coisa sobre isso, pois ele estava muito fraco por seus ferimentos para parar o imperador, então ele apenas abraçou a maldade. Ele parecia não ter dúvidas sobre isso ... até que ele descobriu sobre luke. Para uma comparação do mundo real, é como um cara que era um péssimo pai, mas percebeu após uma experiência de quase morte para o garoto, que ele realmente o ama e muda seus hábitos, para de beber, drogas ou explodir planetas, etc. .

    
19.08.2016 / 20:22

Eu diria que sim ele era um Sith por muitas das mesmas razões expostas aqui, mas também pela mesma razão que o Conde Dooku / Darth Tyranus era um Sith também. Ele seguiu os passos de Dookan no Sith como um poderoso Jedi antes de se tornar um Sith. Vader / Skywalker também exibiu desejo de poder tanto para sua esposa quanto para seu filho. Ele deixa o medo, o ódio e a raiva enchê-lo e direcioná-lo, e é por isso que Darth Sidious é capaz de seduzi-lo a abraçar completamente o lado sombrio e capaz de ordená-lo a matar.

Eu também argumentaria que Vader, depois de Mustafar, precisava que o Imperador permanecesse vivo, o que é outra razão pela qual ele impediu Luke de derrubá-lo.

    
15.05.2013 / 21:53

Eu sabia que os sith eram uma raça e que os personagens que são comumente chamados de sith eram na verdade dark jedi. Eu li em algum lugar que os sith eram uma raça de pele vermelha que foram escravizados pelos primeiros jedi das trevas, mas quando um jedi vira para o lado negro ele não necessariamente se torna um sith.

    
25.08.2013 / 02:51

Desculpe por reviver esta questão, mas em seu pleno significado, Darth Vader nunca foi um Sith. Sith é tanto uma crença quanto uma herança - ser Sith significa desejar a destruição absoluta da Ordem Jedi e desejar o supremo e absoluto reinado dos Sith. Darth Vader não conseguiu ser um Sith duas vezes - primeiro quando, ironicamente, ele convidou Padme a governar ao lado dele: ele não queria que o Sith governasse, ele só queria governar - e depois que ele perdeu sua habilidade de superar o imperador. Primeiro fracasso é que ele não teve a crença, segundo fracasso, ele perdeu a capacidade de obter a herança Sith.

Então, não, Anakin Skywalker nunca foi por um segundo um Sith. Ele só desejava poder. Darth Vader era um Jedi Negro. E nem mesmo um bom nisso. Você pode ver no universo expandido, agora não canônico, que ele foi atacado por Starkiller, Ferus Olin e até mesmo por outros.

    
07.02.2015 / 19:59

Provavelmente não

Um Sith realmente não completa seu treinamento até que ele descubra que ele aprendeu tudo o que pode com seu mestre, então ele desafia seu mestre para um duelo e se ele estivesse correto em estar pronto, ele mataria seu mestre e se tornaria o novo mestre. Isso é muito bem conhecido, por isso estou bastante certo de que foi apenas uma revisão para você. Mas a razão pela qual Vader teria salvado seu mestre de Luke é que ele não achava que ele tinha aprendido tudo o que podia dele. Agora isso é o que um REAL Sith pode fazer, mas também é provável que Vader seja simplesmente leal ao seu mestre. Ou ele não sabia sobre todo o Aprendiz mata a coisa do Mestre e simplesmente pensava que Sidious seria seu mestre para sempre.

    
05.05.2016 / 07:26