A vigilância em massa é uma coisa em Star Trek?

55

Quando eu pensei sobre as consequências da vigilância em massa, uma pergunta me veio à mente:

There are many dystopias where mass surveillance is one cause for the dark future. But can there be scenarios where mankind evolved to a peaceful high-tech species like in Star Trek although there is mass surveillance, and is mass surveillance existent in the Star Trek universe?

A situação em Star Trek é um cenário inspirador sobre como a sociedade pode se tornar. E a vigilância em massa é um tópico atual em nosso mundo que pode decidir em qual caminho iremos.

Eu gostaria de saber:

  1. A vigilância em massa é mencionada ou encontrada em filmes ou séries de Jornada nas Estrelas? (Se sim: onde?)

  2. Este tópico e o efeito sobre como a humanidade evoluiu abordou de alguma forma? (se sim: como?)

por muri 23.02.2017 / 12:46

10 respostas

Bem, não é exatamente um exemplo de vigilância em massa, mas considere que, essencialmente, todos os momentos da vida de cada pessoa a bordo de qualquer espaçonave ou estação espacial são registrados e armazenados em perpetuidade. Ninguém parece surpreso com isso ou objetos para ele.

Então, eles foram devidamente advertidos e isso tem sido uma coisa por muito tempo, ou é mais ou menos o estado em que a vida se tornou.

Parece haver uma cultura minimamente intrusiva na privacidade dos outros. Assim, quando o capitão Picard, por exemplo, é pestanejado do navio e embarcado em uma nave espacial por Q. Você pensaria que o capitão piscando do navio dispararia os alarmes, mas isso não acontece. Requer alguém que realmente peça a localização do capitão.

Suponho que é uma espécie de melhor das possibilidades - proteção completa por vigilância completa, mas temperada por uma cultura que respeita a privacidade o suficiente para não abusar disso.

Lembre-se, enquanto alguém parece ser capaz de pedir a localização de qualquer pessoa, eu suspeito que a tentativa de acessar detalhes mais íntimos provavelmente exigiria um nível mais alto de autoridade do consulente. Nós vemos que Star Trek tem códigos alfanuméricos para acessar certos subsistemas, o que sugere um nível similar de segurança para a privacidade das pessoas.

Dito isso, pode-se argumentar que a cultura avançou ao ponto em que as pessoas quase nunca fazem nada do que se envergonham. Veja o episódio da TNG em que Wesley e seu grupo na academia tentam encobrir a morte de um de seus colegas. Os investigadores parecem parcialmente incrédulos porque as pessoas simplesmente não fazem mais esse tipo de coisa.

Edite: pensando um pouco mais sobre isso, gostaria de salientar que nossas culturas tipicamente temem os que têm poder, seja por medo de abusar desse poder, ou simplesmente por abusar dele. Parece haver muito pouco disso no universo de Star Trek ... normalmente. Lembre-se de que vemos a federação da perspectiva da federação, o que normalmente significa que eles se verão da melhor maneira possível. Temos vislumbres de quantas pessoas estão decididamente menos felizes com o tratamento que recebem da Federação. Não me lembro de um exemplo de alguém que se opõe à vigilância embora.

    
23.02.2017 / 12:58

Sim, sistemas do que poderíamos considerar "vigilância em massa" ainda existem no universo de Star Trek:

  • Dentro da Federação, particularmente do StarFleet, as pessoas podem ser rastreadas por meio de crachás de comunicação , embora essa forma de monitoramento seja geralmente de natureza benigna e um pouco voluntária
  • Com o Império Romulano, é amplamente sabido que o Tal Shiar - o serviço secreto romulano - monitora de perto sua população e desce rapidamente sobre qualquer coisa que considere discordância ou traição.
  • Antes da anexação do Domínio, A Ordem Obsidiana de Cardassia fazia um intenso escrutínio de sua própria população, freqüentemente com conseqüências brutais

Em uma escala menor, um exemplo seria a estação espacial Deep Space Nine . Odo, o chefe de segurança de lá, tinha câmeras localizadas pesadamente em toda a estação e observou em várias ocasiões que havia apenas algumas áreas que ele não podia monitorar.

    
23.02.2017 / 16:11

No episódio TOS, "Court Martial", o Capitão Kirk é julgado, incluindo uma reprodução das gravações visuais e de áudio no registro do computador:

[Bridge]

(On the courtroom viewscreen) UHURA: Meteorology reports ion storm upcoming, Captain. KIRK: We'll need somebody in the pod for readings. SPOCK: Mister Finney is top of duty roster, Captain. KIRK: Post him. SPOCK: Attention, Commander Finney, report to pod for reading on ion plates. FINNEY [OC]: Message Received. SPOCK: Officer posted, Captain. (The ship suddenly judders) KIRK: Stand by on alert status, Mister Spock. SPOCK: Acknowledged. HANSON: Approaching ion storm, sir. KIRK: Warp factor one, Mister Hanson. HANSON: Warp one, sir. (There's another sharp jerk, and Kirk presses a button on his chair panel.)

[Courtroom]

SHAW: Reverse. Stop. Go forward with magnification on the panel. Freeze that. Captain Kirk is now signalling a Yellow Alert. Go forward, normal view.

[Bridge]

(On courtroom viewscreen.) UHURA: Call from the pod, sir. KIRK: Tie in. FINNEY [OC]: Finney here, Captain. Ion readings in progress. KIRK: Make it fast, Ben. I may have to go to Red Alert. FINNEY [OC]: Affirmative. KIRK: Hold our course, Mister Hanson. HANSON: Aye, aye, sir. Natural vibrations, force two, Captain. Force three. KIRK: Engineering, then ion pod. UHURA: Aye, aye, sir. CREWMAN [OC]: Engineering. KIRK: One third more thrust. CREWMAN [OC]: Working. FINNEY [OC]: Ion pod. KIRK: Stand by to get out of there, Ben. FINNEY [OC]: Aye, aye, sir. HANSON: Force five, sir. KIRK: Steady as she goes, Mister Hanson. (And the close up on the Captain's panel shows...)

[Courtroom]

SHAW: Freeze that! If the court will notice, the log plainly shows the defendant's finger pressing the jettison button. The condition signal reads Yellow Alert. Not red alert, but simply Yellow Alert. When the pod containing Lieutenant Commander Finney was jettisoned, the emergency did not as yet exist. KIRK: But that's not the way it happened.

Assim, vemos que o tempo todo, ou sob algumas condições, os registros do computador incluem som e imagens de eventos acontecendo em todo o navio, ou pelo menos na ponte (e outros espaços importantes?). Observe que aqueles que estão executando o registro do computador podem exibir imagens de pelo menos dois ângulos diferentes na ponte e em diferentes níveis de ampliação.

Na corte marcial de Spock em "The Menagerie, Part 1":

MENDEZ: Why? What does it accomplish to go there or to take Captain Pike there? I want to know why.

SPOCK: Are your comments a part of the record, sir?

MENDEZ: Yes, it's on the record.

SPOCK: Thank you. Request monitor screen be engaged.

MENDEZ: For what purpose?

SPOCK: To comply with the request you just made, sir, that I explain the importance of going to Talos Four.

KIRK: By asking why, you've opened the door to any evidence he may wish to present. Apparently what he had in mind.

MENDEZ: Present your evidence. Screen on.

SPOCK: This is thirteen years ago. The Enterprise and its commander, Captain Christopher Pike.

SPOCK [on screen]: Definitely something out there, Captain, headed this way.

KIRK: Screen off. Chris, was that really you on the screen? (flash) That's impossible. Mister Spock, no vessel makes record tapes in that detail, that perfect. What were we watching?

SPOCK: I cannot tell you at this time, sir.

MENDEZ: Captain Pike, were any record tapes of this nature made during your voyage? (flash, flash) The court is not obliged to view evidence without knowing its source.

SPOCK: Unless the court asks a prisoner why, Commodore. You did ask that question.

A menos que "Court Martial" e "The Menagerie Part 1" ocorram em universos alternativos onde fitas de registros de naves da Frota Estelar e / ou toras de computador tenham grandes diferenças em seu grau de detalhe, deve haver uma diferença que Kirk possa localizar em segundos entre log de computador gravações visuais e as imagens de Talos IV em "The Menagerie Part 1".

Em "Court Martial", as imagens vêm de uma posição suspensa e não alternam os ângulos até que um ângulo reverso e ampliação sejam solicitados. Em "The Menagerie Part 1", as imagens do Talos IV tocam como um episódio de televisão (como aquele em que foram filmadas e editadas na vida real).

Acredito que as imagens em "The Menagerie Part 1" são filmadas com as câmeras no nível dos olhos e cortadas para trás e para frente entre os ângulos da câmera para mostrar quem está falando no momento. Acho que eles também começam com uma captura de rastreamento mostrando o exterior da Enterprise ampliando a ponte e mostrando o interior da ponte.

Mais tarde, as imagens do Talos IV mostram uma discussão privada entre Pike e o Dr. Boyce na cabine de Pike. Se ninguém tivesse questionado a origem das imagens até aquele momento, isso indicaria que os eventos em aposentos particulares de espaçonave não foram registrados. mas como já foi estabelecido que as imagens mostradas não eram de gravação oficial, não há evidência de que gravações oficiais mostrem ou não eventos em cabines de tripulação.

A Federação Starfleet não é a única organização que faz gravações. Em "Errand of Mercy", Kirk e Spock entram no escritório do Comandante Klingon Kor no planeta Organia:

[Kor's office]

KIRK: Just stay where you are, Commander.

KOR: You have done well to get this far through my guards.

SPOCK: (taking his weapon) I believe you'll find that several of them are no longer in perfect operating condition.

KOR: So, you are here. You will be interested in knowing that a Federation fleet is on its way here at the moment. Our fleet is preparing to meet them.

KIRK: Checkmate, Commander.

     

KOR: Vamos esperar e ver os resultados antes de você me matar?

     

KIRK: Eu não pretendo matar você a menos que eu precise.

     

KOR: Sentimentalismo, misericórdia. As emoções da paz. Sua fraqueza, capitão Kirk. O Império Klingon deve vencer. Pense nisso, enquanto nos sentamos aqui, no espaço acima de nós, o destino da galáxia será decidido pelos próximos dez mil anos. Posso te oferecer uma bebida? Podemos brindar a vitória da frota klingon. >

     

SPOCK: você pode ser prematuro. Existem muitas possibilidades. >

     

KOR: Hoje nós conquistamos. Se algum dia formos derrotados, bem, a guerra tem suas fortunas boas e ruins. Você sabe por que somos tão strongs? Porque somos uma unidade. Cada um de nós é parte do todo maior, sempre sob vigilância. Mesmo um comandante como eu, sempre sob vigilância, capitão. Se você vai notar.

     

KIRK: Capa, Spock! De volta!

     

(Os klingons explodem, e de repente todos largam suas armas. Todos.)

A diferença é que pelo menos algumas das gravações klingon são assistidas em tempo real à medida que são feitas, em vez de apenas estarem disponíveis para estudo posterior.

O romance de John M. Ford A Reflexão Final contou a história do oficial da Marinha Espacial Klingon Krenn e mostrou que a segurança naval estava sempre a bordo de um navio klingon, e que os oficiais e tripulantes navais Klingon temiam e odiava o serviço rival da Inteligência Imperial ainda mais do que o serviço de segurança naval.

    
24.02.2017 / 00:37

1. A vigilância em massa é mencionada ou encontrada em filmes ou séries de Jornada nas Estrelas? (Se sim: onde?)

Há um episódio inteiro na série original que gira em torno da tripulação sendo monitorada - os registros do monitor foram alterados para fazer parecer que Kirk entrou em pânico durante uma tempestade de íons, resultando na morte do membro da tripulação. "Court Martial", temporada 1, episódio 20.

    
23.02.2017 / 16:32

no mínimo, a vigilância em massa é normal e extensa na linha do tempo kelvin. Na escuridão, vemos Kirk tocando com o vídeo da cena do bombardeio durante o encontro em que o Almirante Pike é morto.

    
24.02.2017 / 11:34

A seção 31 é o único exemplo real de vigilância em massa dentro da Federação. Eles são retratados como uma organização obscura responsável por coletar informações sobre planetas e estações fora da jurisdição da Federação, mas pouca informação é dada dentro das séries de TV ou filmes, a não ser que eles sejam um pouco semelhantes à NSA ou ao GCHQ. Os livros "partial canon" entram em mais detalhes, demonstrando atos denílidos dentro do Typhon Pact e do mundo natal Romulano (Trip Tucker, após fingir sua morte a bordo do NX-01, e Julian Bashir / Sarina Douglas alguns anos após os eventos do DS9 ) onde a Seção 31 é demonstrada ativamente tentando enganar Bashir para se juntar a eles.

Também pode ser argumentado que as entregas antecipadas da Seção 31 estão presentes durante os eventos da Enterprise, embora isso seja totalmente especulativo.

Em suma, sim. Há vigilância, e é uma organização interna que a conduz.

    
24.02.2017 / 16:07

O Império Klingon do século 23 tem vigilância em massa.

No episódio TOS "Errand of Mercy" Kor diz a Kirk que mesmo os líderes estão sob vigilância .

descrição da Memória Alfa:

Darkness falls, and Kirk and Spock begin their assault, resolving to stun and not kill, as "we're after the top dog." They disable the Kor's lieutenant and gain entry to Kor's office. Kirk doesn't plan to kill Kor; Kor wants to discuss the prospects for war, on the surface and in space. For example, even Kor's office is under surveillance.

    
25.02.2017 / 15:36

Resposta: Certamente não em todos os lugares

Há um episódio inteiro da TNG sobre como estabelecer o que aconteceu em uma estação orbitante que levou à morte acidental / assassinato / suicídio de um personagem. Eles recriam simulações de várias versões diferentes dos eventos com base no testemunho (conflitante) dos vários indivíduos envolvidos.

Evidentemente, não houve vigilância alguma, caso contrário, o episódio teria durado ~ 5 minutos.

Episódio citado: 3 ª temporada Episódio 14: "Uma questão de perspectiva"

    
26.02.2017 / 10:13

Sim.

Você está procurando Seção 31 , que apareceu pela primeira vez nas últimas temporadas do DS9. A Seção 31 é a contrapartida da Federação para a Ordem Obsidiana Cardassiana ou para o Romulano Tal Shiar.

Existem outros exemplos ao longo de cada série, mas a Seção 31 é o único elemento de definição totalmente aprimorado que eu conheço e parece ter sido escrito especificamente para explorar esses temas.

    
14.04.2017 / 22:03

Você sabe, há uma meta pergunta aqui.

Como todas as outras respostas mostram: sim. Mas não apenas isso, não é realmente tratado como um problema, porque a premissa básica de todo o universo é que, à medida que a tecnologia progride, e os humanos amadurecem como uma espécie, a vida vai melhorar. Então, muito melhor que o abuso de poder não é uma possibilidade? Eu acho isso inacreditável. Toda a visão se tornou datada.

Vigilância, abuso de replicadores, bioterrorismo, a ausência da internet - são mais do que apenas buracos de enredo. São falhas imaginativas dos responsáveis pelo cânone.

A ficção é finita; Rick Berman é apenas humano. O que a comunidade chama de problemas? "Buracos do universo"?

    
24.02.2017 / 15:19

Tags