Posso aplicar múltiplas doses de Basic Poison em uma arma e obter um efeito cumulativo?

7

Suponha que eu tenha dois frascos de Veneno Básico :

You can use the poison in this vial to coat one slashing or piercing weapon or up to three pieces of ammunition. Applying the poison takes an action. A creature hit by the poisoned weapon or ammunition must make a DC 10 Constitution saving throw or take 1d4 poison damage. Once applied, the poison retains potency for 1 minute before drying.

Eu tomo uma ação para aplicar uma dose na minha espada e, em seguida, outra ação para aplicar uma segunda dose. Então eu acertei um monstro com minha espada. O efeito se acumula, com cada veneno causando 1d4 de dano adicional (para um total de 2d4 sobre o dano da arma normal)?

Existem regras sobre não conseguir acumular várias das mesma condição , ou o o mesmo efeito mágico , mas não tenho certeza se existem quaisquer regras sobre a combinação de efeitos mundanos como este.

Se não houver resposta oficial, agradeço qualquer raciocínio que me ajude a tomar uma decisão como DM. Eu tenho um jogador cujo personagem recentemente adquiriu um Alchemy Jug (que pode fazer o Basic Poison), e me perguntou como múltiplas doses de uma vez funcionariam. Eu não tenho certeza se o veneno deve ser algo que está lá ou não (e doses múltiplas não mudariam nada além de talvez estender a duração) ou se aplicar mais veneno deveria ser mais prejudicial do que aplicar menos. Ambas as interpretações parecem razoáveis para mim.

    
por Peter Cooper Jr. 25.11.2018 / 01:30

2 respostas

18

Efeitos de jogos, não apenas efeitos mágicos, de mesmo nome não se acumulam. Veja a errata DMG :

Combining Game effects (p.252) This is a new subsection at the end of the “Combat” section:

Different game features can affect a target at the same time. But when two or more game features have the same name, only the effects of one of them—the most potent one—apply while the durations of the effects overlap...

Portanto, apenas uma dose (1d4 de dano) do veneno se aplicaria.

    
25.11.2018 / 01:36
2

O mais próximo que você pode chegar disso é talvez uma arma de duas lâminas e Extra Attack

Vamos supor que seu objetivo seja obter 2d4 em vez de apenas 1d4 daquele dano venenoso em um único turno, com uma única arma, e sem reaplicar o veneno depois que o combate começar.

Como corretamente apontado por Macaco Roxo , isso não funcionará com revestimento, por exemplo, o mesmo espada mais de uma vez com veneno básico e depois atacando com ele, se tal veneno contar como um "efeito de jogo" mencionado na errata DMG (o que provavelmente deveria ser).

No entanto, o jogador tem uma arma de duas lâminas e Extra Attack? Então ela poderia revestir as duas lâminas antes de entrar na briga, e potencialmente obter o veneno de 1d4 em ambos os ataques (se eles acertarem), porque eles não acontecem mais "ao mesmo tempo".

Nota : Existem armas de lâmina dupla em 5e agora. O Guia do Wayfinder para Eberron da WotC introduz a cimitarra de duas lâminas. Você nem precisa do Ataque Extra para acertar com o lado oposto da lâmina (você pode usar um bônus ação).

Se você quer dominar a regra para permitir a dosagem dupla do veneno ...

... ou se você leu a errata DMG como incerta se o veneno mundano é um "efeito de jogo", então como o toxicólogo do século XVI Paracelsus disse, " dosagem faz o veneno ". Na vida real, uma dose maior de veneno geralmente significa mais danos, mas é uma relação não linear entre os dois. E quanto poderia grudar na espada sem apenas cair? Parece difícil administrar o DM.

    
25.11.2018 / 01:54