RAW, o alcance de um ataque desarmado deve ser de pés 5, a menos que indicado de outra forma.
Do 5e Manual do Jogador, página 195:
Most creatures have a 5-foot reach and can thus attack targets within 5 feet of them when making a melee attack. Certain creatures (typically those larger than Medium) have melee attacks with a greater reach than 5 feet, as noted in their descriptions.
Ênfase minha. Salvo indicação em contrário, o alcance do pé 5 é a única orientação que temos. Os RAW, portanto, monstros têm um alcance de pés 5, a menos que sejam explicitamente identificados como tendo um alcance diferente.
O que significa desarmar um monstro?
Obviamente, um monstro carregando uma arma e tentando atacar com ela está fazendo uma armado greve, e no caso de uma arma com o Alcance propriedade que pode ter um alcance explícito de mais de pés 5.
Mas isso normalmente não muda o alcance de um monstro para um ataque desarmado - eles não podem prender um punho ou um pé no final da arma e depois dar um soco ou chute nos pés 10 como um "ataque desarmado".
Há uma possível exceção interessante quando se trata de ataques com armas naturais, como tentáculos. Estes são ataques definidos em blocos de estatísticas e não são listados como ataques desarmados, por isso é plausível que tais criaturas tenham um ataque desarmado disponível além de suas armas naturais, com um alcance padrão de pés 5.
Mas também é plausível decidir que uma parte normal do corpo não é a mesma coisa que um objeto distinto, usado como arma, e então atacar com uma is, para todos os efeitos, um ataque desarmado e teria o alcance descrito na entrada do bloco de estatísticas para esse ataque.
Eu acho que cada mestre teria que decidir isso por sua própria mesa, mas pode ser um caso bastante raro. Para monstros com armas naturais, os ataques com essas armas geralmente serão melhores do que um ataque desarmado padrão disponível para todas as criaturas.
Mas é tão grande!
Aqui deixamos o reino feliz do RAW e começamos a interrogar e extrapolar o que é publicado.
Se lhe parecer contra-intuitivo que uma criatura maior só tenha alcance de um pé 5, pareceu-me assim também, mas essa é a minha conclusão. Meu raciocínio é o seguinte:
O RAW não oferece muito espaço de manobra. Não tenho outras regras escritas sobre isso, pelo que sei; portanto, um padrão RAW nos deixa com o que realmente foi escrito, se parece realista e sensato ou não. RAI e houserules podem ser diferentes, mas são inerentemente não RAW
O alcance é calculado aproximadamente no centro de uma criatura (com alguma margem de manobra para planos corporais obscuros). Pode-se esperar que estruturas incomuns sejam endereçadas por texto no bloco de estatísticas em um ataque.
Uma criatura média ocupa um quadrado do 5'x5 '(quadrados do 1x1 em uma grade), seu corpo está centrado no meio de um quadrado e pode alcançar até os pés do 5 em qualquer direção, a partir de qualquer extremidade do quadrado.
A grande a criatura ocupa mais quadrados (10'x10 ', que é 2x2 em uma grade) e, portanto, seu corpo é centrado em um vértice, e não no centro de um quadrado. A partir desse ponto, (desarmado) já cobre os pés 5 para chegar à borda dos quadrados que está ocupando e depois estende um adicional Os pés 5 estão dentro de sua faixa de engajamento. Esse padrão é dimensionado com classes de tamanho maiores.
Também pode, como resultado de sua altura, ter uma distância vertical efetiva para lidar com seu alcance (um gigante de altura do pé 10 não pode balançar o braço diretamente na frente dele e esperar atingir um inimigo de altura do pé 5) ), mas isso é apenas sabor e não é representado explicitamente nas regras.
Nada disso tem relação com uma arma que uma criatura possa pegar:
- O ataque de Greatclub de um Gigante de Pedra tem alcance de 15 '
- Os gigantes de pedra são enormes (ocupação espacial 15'x15 ', quadrados 3x3 em uma grade) e cerca de 20' ou mais alto
- Os quadrados 3x3 posicionam seu centro de forma que os quadrados 1.5 se afastem do limite mais externo do espaço que ocupa, em geral, aproximadamente os pés 7.5 desde sua origem ou "ombro" até a borda do espaço que ocupam
- Um gigante de pedra, desarmado, pode alcançar (alongamento, estocagem, o que você tem) mais um pé 5 além dele, sem movimento
- Portanto, seu punho (por exemplo) pode atacar um total de cerca de pés 12.5 do centro, que são os pés 5 além do limite de onde o próprio gigante está na grade
- Isso é mais longe, em distância absoluta, do que uma criatura média poderia estender seu braço e, portanto, tem um "alcance total" maior que o de uma criatura média
- Mas, como ela tem que cruzar proporcionalmente mais quadrados do que uma criatura média para estender esse braço além do espaço que a própria criatura está ocupando, esse alcance adicional além do seu próprio tamanho (conforme expresso na grade) não é tão dramático quanto se pode imaginar
O quadro de referência padrão para isso está um pouco corrompido, pois o jogo não define muito bem o espaço menor que os pés 5 e, portanto, pode exagerar o alcance de uma criatura média. É honestamente mais estranho que uma criatura de tamanho médio possa alcançar livremente uma distância aproximadamente contanto que sua própria altura sem se mover do que para descrever o alcance de um gigante como eu fiz acima.
O que é uma conclusão a longo prazo: a interpretação mais direta do alcance do pé 15 para o ataque do Greatclub é que o Gigante de Pedra está empunhando um taco que tem entre os pés 7.5 e os pés 10, aproximadamente semelhante à proporção que poderíamos esperar de uma criatura média empunhando um bastão do tamanho "normal". Se não estiver usando o Greatclub, não há como cobrir a distância extra descrita no ataque do Greatclub.