A Maldição da Hexblade tem vários bônus aplicados quando um inimigo sofre uma rolagem de dano de você.
O dano causado por algo como Armour of Agathys, ou um ataque desarmado, conta como uma "rolagem de dano", apesar de não haver dados?
A Maldição da Hexblade tem vários bônus aplicados quando um inimigo sofre uma rolagem de dano de você.
O dano causado por algo como Armour of Agathys, ou um ataque desarmado, conta como uma "rolagem de dano", apesar de não haver dados?
Há uma palavra que as regras usam quando falam sobre dano que não é (necessariamente) rolado: "dano". No entanto, o jogo define uma rolagem de dano como algo que inclui uma rolagem ...:
Damage Rolls
Each weapon, spell, and harmful monster ability specifies the damage it deals. You roll the damage die or dice, add any modifiers, and apply the damage to your target.
Observe que as regras para rolagens de dano especificam que rolam "o dado ou dado de dano" não "qualquer dado ou dado de dano ". Eles são uma parte não opcional. Compare isso com" adicionar modificadores ", que mostra que os modificadores são uma parte opcional de um teste de dano.
Embora toda habilidade especifique o dano que eles causam, as jogadas de dano exigem explicitamente que uma rolagem seja feita como parte delas (mesmo que os modificadores estáticos às vezes também sejam adicionados).
Isso também faz sentido com a política do 5e de usar o inglês natural. Se você diz que algo tem um rolo, por que não incluir um rolo?
A Maldição de Hexblade diz:
You gain a bonus to damage rolls against the cursed target.
Como você disse, armadura de Agathys não envolve um teste de dano e, portanto, o bônus não seria aplicado a ele.
Como sempre, o Mestre da sua mesa pode decidir que não gosta disso e decidir que o bônus se aplica à mesa deles, mas não há uma maneira razoável de ignorar o significado da palavra "rolar" do ponto de vista das regras.
O D&D 5e usa o idioma inglês comum, não o "inglês advogado" (como as edições anteriores). Imagine que você caminhou até uma pessoa aleatória na rua que nunca jogou um jogo de caneta e papel e perguntou a eles
If you have to choose a number, but you take a fixed value instead of rolling dice, have you made a roll?
Eles responderiam "Sim"?
Ignorando aquelas pessoas que iam "dafuq?" e aqueles que o trollariam, você provavelmente receberá "Não" como resposta.
Conclusão: danos estáticos que não fazem você rolar não são danos.