O que acontece quando um lançador perde a concentração em uma criatura banida?

6

O cenário é o seguinte.

O mago do mal convoca um demônio para lutar em combate contra a festa com o convocar demônio maior feitiço, que falhou duas vezes contra o assistente. O feiticeiro da festa usa com sucesso o banimento feitiço sobre o demônio convocado (um glabrezu neste caso, quando ele lançou o feitiço no nível 8th). O mago do mal, sentindo-se incapaz de quebrar com sucesso a concentração do feiticeiro, apenas diminui a concentração convocar demônio maior e lança outro feitiço de concentração (no meu caso, ele lançou o feitiço acima novamente, mas isso não é relevante no momento).

Se a concentração do feiticeiro em banimento cai a qualquer momento antes de sua duração terminar, o que acontece com o glabrezu? Volta? Fazer rodadas onde não estava presente contam contra as rodadas extras de presença 1d6 (diminuindo a concentração no convocar demônio maior)?

Eu também estaria interessado em ver respostas se o demônio original não fosse controlado (ele havia conseguido salvar contra o mago) e se o círculo protetor estivesse no lugar.

por L0neGamer 09.09.2019 / 10:51

2 respostas

Se o feiticeiro diminuir sua concentração no Banimento, o Glabrezu pode retornar.

Se o demônio estivesse sob o controle do mago maligno:

Se o demônio falhar em todos os seus testes de resistência de Carisma, o lançador poderá encerrar o feitiço. O demônio se foi e não retornará quando o Banimento terminar.

Se o demônio não estivesse sob o controle do mago maligno:

Quando o mago do mal diminui sua concentração na inicial Evocar Demônio Maior feitiço, você deve rolar um 1d6 para determinar quantas rodadas mais haverá. Comece a contar as rodadas agora.

Se o feiticeiro (que lança Banimento) diminui sua concentração; nessas rodadas 1d6, o Glabrezu retornará.

Conforme Evocar Demônio Maior feitiço, será descontrolado pelo mago do mal.

O círculo de convocação

O círculo de sangue em que o demônio foi convocado tem as seguintes propriedades:

As part of casting the spell, you can form a circle on the ground with the blood used as a material component. The circle is large enough to encompass your space. While the spell lasts, the summoned demon can’t cross the circle or harm it, and it can’t target anyone within it.

O feitiço afirma que o demônio não pode atravessar o círculo ou prejudicá-lo, e o lançador do Evocar Demônio Maior feitiço reside dentro.

O banimento interage independentemente do círculo, independentemente. Ele bane o alvo para um desmiplano inofensivo ou para o avião doméstico dos alvos. Então eu acho que é razoável dizer que o Banimento pode ser lançado sem nenhuma consideração pelo círculo.

09.09.2019 / 11:00

Não está claro. Não há uma regra para resolver conflitos entre dois feitiços como este.

Normalmente, se o mago diminuir a concentração de propósito, o demônio desaparecerá.

... the demon disappears when it drops to 0 hit points or when the spell ends.

Se o demônio se libertasse do controle do mago, receberia rondas 1d6 após o ponto em que o mago diminuiria a concentração.

If you stop concentrating on the spell before it reaches its full duration, an uncontrolled demon doesn’t disappear for 1d6 rounds if it still has hit points.

Somente um demônio descontrolado pode ficar depois que o feitiço expira.

O banimento diz:

If the spell ends before 1 minute has passed, the target reappears in the space it left or in the nearest unoccupied space if that space is occupied.

Esses dois feitiços se contradizem. Não está claro o que aconteceria.

É uma decisão válida que o feitiço de invocação é encerrado e o único feitiço que afeta as coisas é o feitiço Banimento, que diz claramente "o alvo reaparece". Nesse caso, por que estaria limitado a rodadas 1d6? O feitiço que deu esse prazo se foi. Não estaria aqui para ficar?

Outra regra válida pode ser que nada o esteja mantendo aqui desde que o feitiço de invocação se foi. Talvez a criatura brinque à vista quando o feiticeiro solta Banimento, mas nada acontece mecanicamente.

Não há regras escritas para resolver esse tipo de conflito. Seu mestre precisa tomar uma decisão. Sugiro apelar para a mais alta lei: A Regra do Cool. O que é mais dramático? O que é mais divertido?

09.09.2019 / 23:36