Se um personagem pode usar uma arma mágica + X como foco de lançamento de feitiços, ele adiciona o bônus a ataques de feitiços ou CDs de salvamento de feitiços?

13

Meu bardo da Escola de Espadas 5e pode usar uma arma como foco de feitiço para o lançamento de feitiços.

Se eles têm um rapier + 1 e lançam um feitiço que exige um teste de ataque de feitiço, eles adicionam o + 1 ao bônus de ataque mágico? E quanto ao dano ortográfico?

Da mesma forma, se eles lançarem um feitiço que exija um teste de resistência, eles adicionam o + 1 ao CD do feitiço?

por Protonflux 26.03.2019 / 15:33

1 resposta

Não eles não.

D&D 5e é um jogo em que as coisas fazem apenas o que as regras que as cobrem dizem que fazem. Cada um dos itens mágicos tem sua própria descrição e apenas faz o que essa descrição diz especificamente, nada mais, a menos que haja outra regra geral em algum lugar que cubra seu uso. Além disso, uma regra não é repetida se já houver uma regra geral que a cubra; no máximo, haverá uma referência à regra geral para evitar a possibilidade de contradições não intencionais.

A descrição para as armas + 1, + 2 ou + 3 diz:

You have a bonus to attack and damage rolls made with this magic weapon. The bonus is determined by the weapon's rarity. (DMG p.213)

Portanto, uma espada longa + 1 concede um bônus de + 1 para atacar e danificar as jogadas, só isso. Não existe regra em nenhum outro lugar do jogo que diga algo como "O bônus de ataque e dano de um item mágico também se aplicará a ataques de magia e dano de magia se o item puder ser usado como foco de elenco".

Se ainda houver alguma confusão sobre se "bônus de ataque e dano" inclui ataques de magia e jogadas de dano de magia, podemos olhar para outros itens que afirmam especificamente que esse é o caso. Por exemplo, o Cajado dos Magos:

This staff can be wielded as a magic quarterstaff that grants a +2 bonus to attack and damage rolls made with it. While you hold it, you gain a +2 bonus to spell attack rolls. (DMG p.203)

Como você pode ver, diferencia claramente entre pode ser usado como um quartel mágico que concede um bônus de + 2 a ataques e jogadas de dano e você ganha um bônus de + 2 por soletrar jogadas de ataque na descrição. Se o bônus + 2 para jogadas de ataque e dano fosse aplicado às jogadas de ataque ortográfico como regra geral, a descrição não incluiria a regra específica sobre jogadas de ataque ortográfico.

Este também é o caso de outros itens mágicos. Por exemplo, escudos mágicos em que o bônus se aplica apenas ao CA, e não a qualquer outra coisa:

While holding this shield, you have a bonus to AC determined by the shield's rarity. This bonus is in addition to the shield's normal bonus to AC. (DMG p.200)

Mesmo que tenha o símbolo sagrado de um clérigo estampado nele e seja usado como um Símbolo Sagrado para lançar feitiços, o bônus se aplica apenas ao que diz que ele faz, ao CA.

Caso se pense que essa não seja uma regra / descrição deliberada e pensada para o Cajado dos Magos, outros itens seguem o mesmo padrão. O Staff of the Woodlands, por exemplo, também afirma especificamente que possui um bônus + 2 para soletrar jogadas de ataque, além do bônus + 2 para atacar e danificar quando exercido como um quartel mágico:

This staff can be wielded as a magic quarterstaff that grants a +2 bonus to attack and damage rolls made with it. While holding it, you have a +2 bonus to spell attack rolls. (DMG p.204)

A vara do depositário do pacto segue o contrário:

While holding this rod, you gain a bonus to spell attack roils and to the saving throw DCs of your warlock spells. (DMG p.197)

Ele não aumenta as jogadas de ataque ou dano quando usado como taco, como não diz. De fato, RAW, não é uma arma mágica, por exemplo, no caso em que é usada contra criaturas com resistência a danos de armas não mágicas.

26.03.2019 / 15:33