Você recebe dano de queda enquanto estiver dentro da Esfera Resiliente de Otiluke?

10

Se uma criatura dentro da Esfera Resiliente de Otiluke cair, eles ainda recebem dano de queda?

(Como um aparte eu estou assumindo que a esfera pode e vai cair porque de fato tem peso por este Q & A )

Nothing, not physical Objects, energy, or other spell effects, can pass through the barrier, in or out, though a creature in the Sphere can breathe there. The Sphere is immune to all damage, and a creature or object inside can't be damaged by attacks or effects originating from outside, nor can a creature inside the Sphere damage anything outside it.

Eu percebo que o feitiço não diz nada especificamente sobre dano por queda, mas alguns aspectos me fazem considerá-lo:

The Sphere is immune to all damage

O que sugere que talvez a esfera possa ser a que "leva" o dano de queda em vez da criatura.

creature or object inside can't be damaged by attacks or effects originating from outside

Talvez o dano por queda possa ser considerado um efeito externo.

Independentemente disso, minha pergunta é:

Uma criatura sofreria dano de queda enquanto dentro da Esfera Resiliente de Otiluke?

    
por Rubiksmoose 21.12.2017 / 15:58

3 respostas

6

Não

  1. O dano por queda é porque a energia cinética é transformada em outros tipos de energia quando você é interrompido / transferido em uma direção diferente (Alguém pode esclarecer a ciência - mas eu sei que D & D não é um sim de física) . A energia não é transferida pela esfera.

  2. Como você mesmo disse, os efeitos originados fora da esfera não afetam.

  3. Eu acho que a intenção do feitiço é ter a criatura dentro para ser efetivamente invulnerável a toda fonte de dano.

21.12.2017 / 16:20
4

Não, as criaturas dentro da esfera não sofrem dano por queda.

- O fraseado atual da pergunta significa que o parágrafo a seguir está operando em um conjunto diferente de suposições.

A esfera, por definição, é sem peso. Coisas sem peso não são afetadas pela gravidade. Não cai. E como é "grande o suficiente para conter a criatura ou objeto dentro", não há distância suficiente para a criatura dentro cair.

Supondo que poderia cair, no entanto, é um uso bastante direto das regras, conforme escrito:

The Sphere is immune to all damage, and a creature or object inside can't be damaged by attacks or effects originating from outside.

Do capítulo 8 de aventuras:

At the end of a fall, a creature takes 1d6 bludgeoning damage for every 10 feet it fell

Criaturas são espancadas por bater ou ser atingido por um objeto físico, neste caso, o chão. A concussão é um tipo de dano coberto por "todo dano", e o solo está definitivamente fora da esfera.

QED, queda de dano não faz nada para uma criatura dentro da esfera. Um Mestre poderia interpretar o contrário, mas a expressão da magia parece indicar que a intenção é que as criaturas dentro só possam ser prejudicadas por coisas internas, e vice-versa.

    
21.12.2017 / 16:42
2

Sim .

A criatura dentro sofreria dano de queda. É a própria esfera que é sem peso, não o ocupante. É explicitamente declarado que a esfera pode ser movida por forças internas ou externas. Portanto, se a esfera (por exemplo) rolasse sobre um penhasco, o peso do ocupante faria com que a esfera caísse e, quando atingisse o solo, o ocupante levaria o dano por queda a impactar o interior da esfera, assim como um pessoa dentro de um elevador caindo faz quando o elevador atinge o fundo.

    
22.12.2017 / 06:24