Como o talento do Savage Attacker interage com os crits?

16

O feito do Savage Attacker (PHB 169) diz:

Once per turn when you roll damage for a melee weapon attack, you can reroll the weapon’s damage dice and use either total.

Resultados críticos (PHB 196):

When you score a critical hit, you get to roll extra dice for the attack’s damage against the target. Roll all of the attack’s damage dice twice and add them together. Then add any relevant modifiers as normal. To speed up play, you can roll all the damage dice at once.

For example, if you score a critical hit with a dagger, roll 2d4 for the damage, rather than 1d4, and then add your relevant ability modifier. If the attack involves other damage dice, such as from the rogue’s Sneak Attack feature, you roll those dice twice as well.

Se um personagem do Savage Attacker recebe um crítico, o que acontece? Seguindo o exemplo da adaga, vejo pelo menos duas interpretações:

  1. Você tem dois casos de dano de arma d4. Como o Savage Attacker se aplica uma vez por turno, você pode escolher um dos dados (após o lançamento) para rolar novamente.

  2. Sua arma causa dano ao 2d4, para que você possa rolar novamente o 2d4 e receber o total mais alto.

No caso, decidi pela opção 2, mas, em retrospecto, acho que talvez a opção 1 faça mais sentido. Algumas pessoas no enworld reivindicou o 2, sem discutir as possibilidades (embora o OP estivesse bastante confuso).

Como é que isso funciona?

por V2Blast 11.01.2015 / 21:47

3 respostas

Once per turn when you roll damage for a melee weapon attack, you can reroll the weapon’s damage dice and use either total.


Roll all of the attack’s damage dice twice and add them together.

Ênfase minha. Savage Attacker faz com que você rolar novamente todos dos dados de dano da arma, por isso, se você a usou com uma espada grande que lida com 2d6, você rolaria novamente os dois dados e escolheria um dos dois conjuntos de resultados. Da mesma forma, se algo (como um acerto crítico) fizer com que você role os dados de dano da arma mais de uma vez, então você tem a opção de rolar todos esses dados e escolher qual usar.

11.01.2015 / 21:55

Eu diria que a interpretação 1 está correta. Em um crítico você lança os dados de dano duas vezes (duas jogadas separadas somadas), mas com atacante selvagem, você só pode jogar novamente os dados de dano uma vez por turno. Portanto, você pode rolar novamente os dados regulares ou os dados críticos, mas não os dois.

To speed up play, you can roll all the damage dice at once.

Essa sentença implicaria ainda que os lançamentos deveriam ser feitos como separados, e rolá-los ao mesmo tempo é apenas por conveniência. Usar dados de cores diferentes para os danos regulares e críticos ainda permitirá que você os jogue ao mesmo tempo.

Por outro lado, com essa interpretação, a interação com os brutais críticos bárbaros (e ataques Savage meio orc) é bastante vaga (especialmente se você usar uma arma 2d6 como uma espada grande).

  • nunca relance críticas brutais,
  • pode rolar novamente em vez de dados críticos ou regulares,
  • pode rolar novamente com os dados críticos ou
  • regra da casa: em um crítico, jogue um conjunto extra de dados de armas e solte o conjunto mais baixo de dados de armas do total. Por exemplo, um bárbaro meio orc lvl 4 com Savage Attacker e uma espada grande lançariam um crítico 7d6 em um crítico e jogariam os dois dados mais baixos. Com um greataxe, ele rolaria 4d12 e largaria o dado mais baixo.

Por outro lado, relançar todos os dados em um crítico é definitivamente mais divertido, se é isso que você gosta.

09.12.2018 / 15:15

Tem que ser a opção 2. Diz para relançar UMA VEZ POR VOLTA, não UMA MORTE POR VOLTA. A vez é a totalidade.

Para aqueles que promovem #1: se alguém tem um ataque múltiplo, não pode usar atacante selvagem para TODOS os ataques corpo a corpo bem-sucedidos, mas pode usá-lo para UM ataque corpo a corpo bem-sucedido, mesmo que seja um crítico rever TODAS as informações eles deveriam escolher.

25.07.2019 / 14:11