Qualquer coisa que você pudesse fazer com um inimigo com um gancho provavelmente exigiria uma verificação de força
Até onde eu sei, não existem regras específicas para o uso de um gancho contra um inimigo da maneira que você descreve, o que significa que você seria improvisando uma ação, conforme descrito na regra para ações em combate:
When you describe an action not detailed elsewhere in the rules, the DM tells you whether that action is possible and what kind of roll you need to make, if any, to determine success or failure.
O introdução ao DMG fornece algumas orientações sobre como o mestre deve julgar ações improvisadas (nota: como esse é o mestre, "você" se refere ao mestre):
The rules don’t account for every possible situation that might arise during a typical D&D session. For example, a player might want his or her character to hurl a brazier full of hot coals into a monster’s face. How you determine the outcome of this action is up to you. You might tell the player to make a Strength check, while mentally setting the Difficulty Class (DC) at 15. If the Strength check is successful, you then determine how a face full of hot coals affects the monster. You might decide that it deals 1d4 fire damage and imposes disadvantage on the monster’s attack rolls until the end of its next turn. You roll the damage die (or let the player do it), and the game continues.
O exemplo dado é, de fato, muito parecido com o que você está perguntando: improvisando o uso de algo que não é uma arma para interferir de algum modo em um inimigo. Você pode razoavelmente esperar que o Mestre peça uma rolagem de ataque (sem proficiência) ou algum tipo de verificação de habilidade para usar o gancho contra um inimigo da maneira que você descreve, assumindo que ele decida que é possível.
Infelizmente para o seu personagem, se procurarmos nas regras o tipo de coisa que você poderia fazer a um inimigo usando um gancho, vemos que todos eles exigem um teste de resistência. Os candidatos mais prováveis estão agarrando a criatura, puxando-a em sua direção ou tropeçando para derrubá-la. Para agarrando (enfase adicionada):
When you want to grab a creature or wrestle with it, you can use the Attack action to make a special melee attack, a grapple. [...] you try to seize the target by making a grapple check instead of an attack roll: a Strength (Athletics) check contested by the target's Strength (Athletics) or Dexterity (Acrobatics) check (the target chooses the ability to use).
Para puxar ou tropeçar, o ataque relevante é um empurrão (enfase adicionada):
Using the Attack action, you can make a special melee attack to shove a creature, either to knock it prone or push it away from you. [...] Instead of making an attack roll, you make a Strength (Athletics) check contested by the target's Strength (Athletics) or Dexterity (Acrobatics) check (the target chooses the ability to use).
É claro que puxar não é coberto por isso, mas é obviamente mecanicamente semelhante ao empurrar, com a única diferença sendo a direção do movimento. É lógico que, se empurrar é baseado em força, puxar também deve ser.
Em resumo, se você tentar usar um gancho em combate para agarrar, puxar ou tropeçar em um inimigo, seu Mestre poderá permitir isso e tomar uma decisão sobre como resolver a ação. Com base na semelhança com os tipos de ataque existentes que estão definido nas regras (agarrar e empurrar), é mais provável que o uso do gancho requer uma verificação de resistência.