Um monstro com ataque múltiplo pode usar essa habilidade se estiver faltando um membro?

12

Por exemplo, um macaco gigante com um braço ainda pode usar o Multiattack, mesmo que listado como "dois ataques com punho"?

por trollburgers 26.03.2019 / 21:59

2 respostas

Teoricamente, sim, uma criatura ainda pode Multiatack enquanto falta um membro

Pegue, por exemplo, um lutador de nível 5 que use Sword & Board, ou seja, eles lutem com uma Longsword (ou alguma outra arma de uma mão) e um Shield. Em um determinado turno, eles podem fazer dois ataques com sua Ação, um normalmente e um permitido por seus Ataque Extra característica. Isso acontece apesar do fato de que eles ainda estão atacando apenas com uma arma, segurada em uma mão. Se esse mesmo lutador perdesse um braço, eles escolheriam parar de usar uma arma ou de usar seu escudo; mas eles ainda poderiam fazer dois ataques a cada turno.

O mesmo acontece com o macaco: as abstrações do jogo significam que perder um braço não necessariamente significa que eles perdem um de seus ataques, porque as regras não dizem expressamente que sim.

Um contra-exemplo

Por outro lado, considere o Hidra, cujo recurso Multiattack o descreve expressamente como "tendo tantos ataques quanto cabeças":

Multiple Heads. The hydra has five heads. While it has more than one head, the hydra has advantage on saving throws against being blinded, charmed, deafened, frightened, stunned, and knocked unconscious.

[...]

Multiattack. The hydra makes as many bite attacks as it has heads.

Hydra, Monster Manual, pg. 190

Assim, porque algumas criaturas estipulam explicitamente quantos ataques eles têm como proporcional ao número de "membros" (cabeças) que eles têm, enquanto um Macaco gigante não, é possível interpretar esses blocos estatísticos como implicando que a perda de um único membro não penaliza seu mecanismo normal de ataque.

Contudo...

O Mestre está habilitado a tomar decisões on-the-fly sobre este assunto

Certamente acredito que é razoável impor algum tipo de deficiência a uma criatura que está sem um membro. Para Macaco gigante, se ele perdesse um de seus braços sem morrer diretamente no processo, eu poderia, como Mestre, remover um de seus ataques a cada rodada ou impor uma desvantagem a seus ataques. Mas isso seria uma decisão pessoal, e um Mestre não é necessário para apoiar esta decisão.

Isso seria muito mais claro se estivéssemos levando, digamos, um humanóide com um greataxe: eles definitivamente não seriam capazes de lutar usando seu bloco de status normal se estivessem sem um braço; se eu permitir que eles continuem usando o Greataxe em primeiro lugar. Mas eu provavelmente também permitiria que aquela criatura continuasse fazendo vários ataques se eles trocassem para uma arma de uma mão.

Portanto, essa é uma situação que se resume ao seu mestre. O Mestre tem o poder de fazer com que condições debilitantes (como perder um braço) venham com penalidades mecânicas; mas não é estritamente necessário que um Mestre julgue que perder um braço significa perder um dos ataques em um Multiatack, a menos que o bloqueio de estatísticas da criatura diga expressamente que isso aconteceria.

26.03.2019 / 22:22

Depende do membro específico e do multiatack

Existe uma regra opcional chamada "Lesões" (DMG p272) e duas das lesões listadas são relevantes:

Lose an Arm or a Hand. You can no longer hold anything with two hands, and you can hold only a single object at a time. Magic such as the regenerate spell can restore the lost appendage.

Lose a Foot or Leg. Your speed on foot is halved, and you must use a cane or crutch to move unless you have a peg leg or other prosthesis. You fall prone after using the Dash action. You have disadvantage on Dexterity checks made to balance. Magic such as the regenerate spell can restore the lost appendage.

A falta dessas lesões limita o número de ataques que o personagem machucado pode fazer. No entanto, essas lesões opcionais são claramente destinadas a humanóides e não há regra geral para o que outras criaturas que estão sem um membro podem ou não fazer. Mesmo o Espada da Nitidez não tenta listar os efeitos de perder um membro:

Then roll another d20. If you roll a 20, you lop off one of the target's limbs, with the effect of such loss determined by the DM.

Dito isto, há alguns casos em que a anatomia da criatura entra em cena. Por exemplo:

A Crocodilo gigante não pode multiatack se estiver faltando sua única cauda

Multiattack. The crocodile makes two attacks: one with its bite and one with its tail.

Porque o crocodilo não pode atacar com algo que não possui.

A Lagarto subterrâneo gigante pode multiatack se estiver faltando sua única cauda

Desde que opte por substituir o ataque da cauda por uma andorinha:

Multiattack. The lizard makes two attacks: one with its bite and one with its tail. One attack can be replaced by Swallow.

A Macaco gigante pode multiatack se estiver faltando um braço

Desde que opte por fazer os dois ataques com o mesmo punho:

Multiattack. The ape makes two fist attacks.

Porque "dois ataques com punho" não significa necessariamente "dois ataques com punhos distintos".

Além disso, embora não existam regras gerais para a falta de membros, existem algumas regras que exigem mãos, como as regras para agarrar: um macaco gigante de dois braços pode, sem dúvida, segurar um inimigo agarrado com uma mão e atacar com o outro punho, mas macaco gigante armado não pode fazer o mesmo.

26.03.2019 / 22:56